SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

SANTA SARA NOS ABENÇÔE!
SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

terça-feira, 31 de maio de 2011

FALANDO DE CIGANOS...





Falar de ciganos é falar do Oriente: Índia, Pérsia, Egito. Turquia, Armênia, Síria, Anatólia... Falar de ciganos é falar de sensibilidade, religiosidade, misticismo, magia, características orientais.
  ”Os Roma são indianos por causa de suas origens, e europeus e transnacionais, devido à sua projeção. A origem indiana dos povos ciganos, mais concretamente, no noroeste do subcontinente hindu, que inclui as regiões do Punjab e do Sindh é partilhada por quase todos os pesquisadores. Segundo o lingüista Vânia de Gila Kochanowski, no século IX o Islã invadiu a Índia e os indianos que viviam no território norte - ocidental da península hindu começaram uma grande migração para o oeste. A segunda migração foi produzida no século XIII, quando os hoje chamados ciganos, deixaram suas casas quando os exércitos mongóis chegaram e finalmente conquistaram o território. A partir de então, o êxodo dos viajantes foi contínuo.  

 O   Doutor Donald Kenrick não acredita que o caminho da Índia que trouxe ciganos para a orla do Mediterrâneo ocidental foi atravessado por um grupo uniforme da população indiana, que estava indo em direção ao oeste. Kenrick pensa que "os imigrantes indianos, vindos de diferentes tribos - Sott , Sindi -, foram para a Pérsia e lá,misturaram-se com os persas  formando um povo designado de Dom ou Rom . Então, uma grande parte dele continuou suas viagens à Europa, de modo que seus descendentes são os ciganos de hoje ". (Trecho extraído do site da UNIÓN ROMANI).
Bhumisparsha Buddha

terça-feira, 3 de maio de 2011

Hungria: Extrema-direita húngara quer criar campos de segurança para ciganos | euronews, europa

Hungria: Extrema-direita húngara quer criar campos de segurança para ciganos | euronews, europa

Ciganos evacuados na Hungria | euronews, mundo


Centenas de mulheres e crianças ciganas foram evacuadas na Hungria por se temer que fossem atacadas por um grupo de extrema-direita.
A Força de Defesa, como é conhecida, instalou um campo de treino, próximo de uma localidade, maioritariamente cigana, a 90 quilómetros de Budapeste. Propõe-se realizar exercícios durante o fim de semana de Páscoa.
O grupo garantiu que não pretendia provocar os ciganos mas os antecedentes são conhecidos. Em Março, cerca de 2.000 homens deste movimento desfilaram, de uniforme militar, num bairro cigano.
Os grupos de vigilância, como este, que existem na Hungria, contam com o apoio do partido de extrema-direita Jobbik, que, nas últimas eleições, conseguiu 46 dos 386 lugares no parlamento.
Na Hungria os ciganos vivem à margem da sociedade. Não conseguiram integra-se, têm dificuldade em encontrar emprego e, muitas vezes, acabam por cometer delitos e na prisão.
Copyright © 2011 euronews