SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

SANTA SARA NOS ABENÇÔE!
SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

DIALETOS FALADOS PELOS CIGANOS...



Raimundo de Madrazo y Garreta (1841-1920)-'A Gypsy'-(ÓLEO SOBRE TELA- Madrid-Museo del Prado



Os atuais dialetos romani se diferenciam pelo vocabulário, pelas evoluções de fonemas, pelas diferenças gramaticais acumuladas Também há muitos Rom que não mais falam a língua de origem, falando diversas “linguagens de contato” com idiomas locais, as quais adicionam palavras do romani.
Uma divisão muito aceita para as diversas formas do romani é aquela que caracteriza dois grupos principais de dialetos: os valáquios (de Vlach) e os não-valáquis. 
Valáquis são os Rom que ficaram por muitos séculos na Romênia. 
A maior diferença entre os dois grupos é a quantidade de palavras oriundas da língua romena. 
Os dialetos valáquis são falados por mais da metade dos falantes do romani. Bernard Gilliath-Smith fez essa distinção e implantou esse termo Vlach em 1915 no livro Relatório sobre as tribos ciganas 
no noroeste da Bulgária. 
A seguir outros grupos de dialetos foram reconhecidos em função primeiramente da localização geográfica e do vocabulário. 
Entre eles temos:
Romani Balcânico, falado em Albânia, Bulgária, Grécia, Kosovo, Macedônia, Moldávia, Montenegro, Sérvia, Romênia, Turquia, Ucrânia
Romani de Gales, falado no País de Gales
Romani Kalo-Finlandês, falado na Finlândia
Romani Sinte, falado em Áustria, Croácia, República Tcheca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia, Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Suíça
Romani dos Cárpatos, falado em República Tcheca, Polônia (sul), Eslováquia, Hungria, Romênia, Ucrânia
Romani do Báltico, falado em Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia (norte), Bielorrússia, Ucrânia e Rússia
Dialetos romani da Turquia:
Thraki, falado na Trácia e em Üsküdar, distrito do lado anatólio do Bósforo (tem palavras vindas da língua grega)
Anatólio, com palavras vindas da língua turca e da língua persa.
Posha, dos ciganos armênios da Anatólia do Leste, nômades que se fixaram em Van, na Turquia; são chamados pelos curdos de " Mytryp ,"assentados".






    IMAGENS DO GOOGLE


    2 comentários:

    Cristiana Fonseca disse...

    Olá Cezarina encontrei seus blogs por uma acaso, e estou encantada. Encontra-los foi como encontrar um tesouro. Eu desenho e estou estudando sobre os ciganos, sou apaixonada por eles, e vou exteriorizar essa minha paixão pelos ciganos em uma coleção em desenhos em grafite e aquarela sobre a cultura e tradição cigana.
    E os teus blogs , abordam o tema que muito me agrada e me interessa, gostaria de convidá-la para visitar meu blog, será muito bem vinda e gostaria muito se for possível trocarmos idéias sobre os ciganos. Pra mim será uma honra.
    Meu blog é cristianafonseca.blogspot.com/
    um abraços e parabéns pelos seus lindos blogs.
    Cristiana Fonseca

    Luz13 disse...

    Muito legal o seu blog.
    Conheci o Povo Cigano com Aline, da Cidade das Pirâmides e, tenho um respeito e gratidão enorme a eles e a Cigana Shalimar!!
    Vocês conhecem o Programa De Olho No Mundo?(www.deolhonomundo.com) Tenho certeza que vocês gostarão. Abçs.