SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

SANTA SARA NOS ABENÇÔE!
SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

FILME SOBRE ASSASSINATO DE CIGANOS NA HUNGRIA RECEBE PRÊMIO EM BERLIM...

O Urso de Prata e o grande prêmio do júri, foi atribuído ao longa Just The Wind(Apenas o Vento) do diretor húngaro Bence Fliegauf que conta uma história verídica de assassinato em uma família de ciganos.O Filme narra 24 horas de terror e medo numa família cigana,na Hungria.

O Diretor,Benedek(Bence) Fliegauf,com os atores                                                            ciganos do filme.                                                                                                                                A trágica realidade das populações ciganas que vivem na Hungria contemporânea foi estampada nas telas da 62ª edição do Festival de Berlim nesta quinta-feira. Exibido em competição, Just the wind, do diretor húngaro Bence Fliegauf, acompanha  24 horas de medo de uma família de ciganos assombrada com o assassinato de famílias inteiras da mesma etnia, no vilarejo onde vivem, no interior do país. O filme foi  inspirado em uma série de ataques semelhantes ocorridos entre 2008 e 2009 na Hungria, ainda não inteiramente solucionados.




Just the wind foi realizado com o apoio do Ministério de Administração Pública e da Justiça, que distribuiu uma carta aos jornalistas, na qual reforça as origens ficcionais do longa-metragem de Fliegauf. “Fiquei surpreso com algumas pessoas que acharam que o filme trasmite uma imagem ruim do país. Ao contrário,  faz parte de um processo de auto-expurgação. É como os filmes alemães sobre o holocausto”,diz o Diretor.
Eu,pessoalmente,notei a discriminação de tudo que se refere ao povo Rom na forma como foi filmado o vídeo que mostra a entrega do prêmio...E também a maneira depreciativa das autoridades húngaras ao reforçar a idéia de que o filme é uma ficção! Mas,de qualquer modo este filme é uma forma de tornar visível o sofrimento do povo cigano causado pelo preconceito e discriminação.


"A coletiva de imprensa de “Just the wind” reuniu os atores do filme, a maioria sem experiência anterior e recrutada entre os ciganos, e o diretor. Fliegauf contou que quatro homens estão em processo de julgamento em Budapeste por ataques contra nove vilas ciganas em 2008 e 2009, em que seis pessoas morreram, inclusive um menino de 5 anos. O filme acompanha uma família cigana que tenta emigrar para o Canadá com medo da violência na Hungria. 
— É claro que eu espero que este filme faça alguma diferença — disse o diretor. — Os preconceitos e estereótipos são os responsáveis pela existência do racismo. Os ciganos vivem marginalizados. Desde a entrada da Hungria na União Europeia, foram feitos esforços para integrá-los, mas ainda há muito para conquistar. "




Just The Wind”, de Benedek Fliegauf, mereceu a crítica das autoridades húngaras, que acusam o realizador de passar uma imagem negativa do país.
A película conta a história de uma família rom, que vive atemorizada com os ataques racistas, depois de um assassinato na comunidade. Os massacres inspiraram a história que abre feridas do passado.
Os atores, amadores, são verdadeiros rom.
“As sociedades têm de enfrentar as crises e os tabús. Um país tem uma república e vive num sistema democrático quando podemos fazer este tipo de filmes”, diz o realizador Benedek Fliegauf."(EURONEWS).



Just the Wind

Just the Wind


Imagens do filme,acima.


Você pode ler mais sobre o filme em:
http://www.unionromani.org/index.htm

3 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Esse é o tipo de reconhecimento que ora se faz necessário a todos os seres humanos. Parabéns a eles e a quem os apoiou, precisamos nos apoiar, para que as verdades assumam as portas da frente.

bjs nossos

zerafim - contos de um anjo disse...

E viva, ouvi falar muito bem desse filme. Espero ver.

um grande beijo amiga,

zerafim

idi disse...

Ola Cezarina.
Me chamo Bruno e sou de campinas, sou cigano da etnia rom, mas infelizmente não criado nos custumes.
Estudante de Eng.Civil da Universidade estadual de campinas, e tenho grande orgulho de levar etnia cigana no sangue para dentro de uma das melhores faculdades do país.
E já te elogiando pelo blog excelente.
Estou interessado em aprender aprender mais sobre minha cultura e línguagem, mais interessado no idioma romanês.
Gostaria de solicitar ``aulas´´ online.
Será que poderia me ajudar?
Vou deixar meu email :
Bruno.lhadm@gmail.com
Grato