SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

SANTA SARA NOS ABENÇÔE!
SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

sábado, 12 de março de 2011

E SARKOZY CONTINUA...


França já desmantelou 70% dos acampamentos ciganos

Seis meses depois da campanha de expulsão, governo promete seguir firme

Os ciganos expulsos pela França são procedentes da Romênia e da Bulgária

Os ciganos expulsos pela França são procedentes da Romênia e da Bulgária (Vadim Ghirda/AP)
"Uma situação assim não pode ser resolvida em um semestre, mas não a abandonaremos"
Brice Hortefeux, ministro do Interior
Seis meses depois da polêmica campanha de expulsão de ciganos da França, o país já acabou com 70% dos 741 acampamentos ilegais, informou nesta sexta-feira o ministro do Interior, Brice Hortefeux. Além disso, 3.741 pessoas foram enviadas de volta a seus países de origem - a maioria é procedente da Romênia e da Bulgária, membros da UE desde 2007. Mais de 1.000 deles foram repatriados entre julho e outubro do ano passado, como resultado do endurecimento de uma "política de segurança" do presidente Nicolas Sarkozy.
"Está tudo regularizado? É claro que não. Uma situação assim não pode ser resolvida em um semestre, mas não a abandonaremos", assegurou Hortefeux em entrevista publicada pelo jornalLe Parisien. O ministro reconheceu que alguns dos acampamentos desmantelados ressurgiram posteriormente, mas assegurou que o Executivo reagirá. "Cada vez que se detectar uma nova implantação, se iniciará um processo sanitário, jurídico e de segurança antes de sua evacuação", explicou o ministro, destacando que alguns desses assentamentos são "totalmente insalubres".
As medidas do governo francês chegaram a ser classificadas como xenófobas, mas o Sarkozy alega que as expulsões estão de acordo com o direito comunitário, uma afirmação que não é aceita por todos em Bruxelas.
Reações - O processo valeu à França críticas da Comissão Europeia - braço executivo da União Europeia (UE) - e do Vaticano, entre outros países e organizações. A Comissão Europeia chegou a abrir uma ação contra o país sobre abuso aos direitos humanos por conta da expulsão de ciganos do país, mas acabou por suspender o procedimento. A decisão final foi tomada depois que Paris prometeu alterar algumas de suas leis para se adequar às regulações europeias.
Embora a França seja o principal alvo de críticas, outros países também têm declarado claramente que os ciganos romenos não são bem-vindos em seu território. Na Itália, por exemplo, vários políticos apoiaram abertamente a posição francesa. Esse caso tem servido de exemplo para a Comissão apurar como outros países do bloco têm lidado com os ciganos.
(Com agência EFE)
EXTRAIDO DA REVISTA VEJA-ONLINE. (18/02/2011).

Nenhum comentário: