SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

SANTA SARA NOS ABENÇÔE!
SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

UMA LINDA HOMENAGEM DAS PRIMAS DO BLOG A COZINHA DOS VURDÓNS!NAJS TUKÊ!


terça-feira, 23 de agosto de 2011


UM DOCE PARA CEZARINA DEVOS

 Mais ... quem é Cezarina???
Cezarina Devos Macedo
  

 Punhal Cigano/Tchuri romai

Mulher,psicóloga,descendente Calon,                                                                                                escritora,artista plástica,estudiosa da cultura cigana,                                                               poetisa... Mulher cigana.



Cezarina tem ajudado a resgatar trechos da história dos ciganos, mostrando quase que diariamente as diversas formas de expressão desse povo, no Brasil e no mundo.
Aos poucos o esteriótipo vai perdendo cor e forma, o preconceito cai em descrédito e muito do misticismo acaba por desaparecer da idéia de algumas pessoas.

Mais e mais, mulheres de etnia cigana, descendentes ou de sangue, vão descobrindo de forma atual, como inserir as necessidades do povo cigano, sem achaques, sindromes de inferioridade e arrogância. Isso faz dos blogs que ela administra uma bela compilação de estilos e forma de um mesmo povo. Num mês que nos chegam entrevistas de ciganos e a discriminação dentro da própria etnia, pensamos em mulheres como Cezarina. Uma ponte entre os esteriótipos e o mundo reservado dos ciganos, onde muitas vezes nem os descendentes são acolhidos. Verdade seja dita.

CHUTNEY DE MANGA DA MAYLÊ

1 colher (sopa) de azeite
1 manga grande em cubos
2 colheres (sopa) de gengibre descascado e ralado
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre de malte ou de maça
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

1/2 colher (chá) de sal

Algumas ameixas pretas sem carroço.

Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso, em fogo baixo. Coloque a manga, o gengibre, o açúcar, o vinagre, a pimenta e o sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, mais ou menos por 20 minutos, ou até a manga amolecer (não desmanchar). Acrescente as ameixas e misture.
Desligue o fogo e deixe esfriar completamente. Coloque o chutney numa vasilha de vidro esterilizada (água quente) e bem vedada. Conserve na geladeira por no máximo 2 semanas.

No chutney da Maylê, colocamos 4 bagas de cardamomo no cozimento – no término retiramos, o gosto tende a se acentuar bastante se permanecer fechado. Uma para o Rei do norte, outra para os ventos do sul, um agrado as montanhas do leste e as lembranças do oeste. 
Aqui mqis elaborado, do pessoal "Dicas e receitas"
Com uma bela taça de vinho, um manrô recém saído do forno e um filé de barcklô - só mesmo a música dessa orquestra que acompanha um violinista cigano de primeira grandeza.


.





Ashen Devlesa! 
Aman, Desvalessa 
Cozinha dos Vurdóns


3 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Ashen, aman Cezarina,

Que Sara a carregue na palma de sua mão, mulheres ciganas como você fazem bem a história de um povo.

5 bjs de todas nós

Cezarina Devos Macedo disse...

NAJS POR TUDO QUE VCS FAZEM DE LINDO E DELICIOSO,DIVULGANDO NOSSA CULTURA ATRAVÉS DA CULINÁRIA CIGANA TÃO PERFEITA, EXÓTICA E MARAVILHOSA!QUE DHIEULA AS ABENÇÔE SEMPRE E LHES DÊ LE LACHO DROM! TUMEN SAM CATE ANDO MURRO ILÔ ROMANÔ!ME VOLIU TUMEN!DZORLO ANGALI AY THIUMIDE!

MJ FALCÃO disse...

Eu vi e gostei! É bem justo falar assim...
Beijo