SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

SANTA SARA NOS ABENÇÔE!
SANTA SARA NOS ABENÇÔE!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

SOBRE O LIVRO DE ROGÉRIO FERRARI...CIGANOS



O FOTOGRAFO ROGÉRIO FERRARI.




Durante três meses, entre 2010 e 2011, o fotógrafo Rogério Ferrari percorreu 40 municípios do interior da Bahia para registrar o cotidiano do povo cigano. O resultado poderá ser conferido no livro Ciganos, trabalho que reúne 96 fotografias em P&B, com dois textos: um prefácio da antropóloga Florença Ferrari, que se dedica ao tema, além das impressões do próprio fotógrafo.Este livro foi lançado no final de 2011,em 16 de dezembro.
O fotógrafo assim resume seus objetivos:

“Minha ideia era transcender a visão estereotipada que se tem sobre a cultura cigana e, por consequência, o preconceito que se nutre em função do desconhecimento sobre a vida desse povo”, destaca Ferrari.
Em suas andanças, Ferrari observou que o povo cigano conseguiu se manter firme para preservar a cultura, apesar das influências externas. “Embora tão perseguidos, eles têm muito orgulho de ser o que são”. As imagens reunidas em Ciganos permitem que se consiga, mais do que ver as fotos, aproximar-se dessa comunidade. Não foi por acaso que Rogério resolveu fotografar a vida dos ciganos. “ De alguma maneira, os ciganos estiveram sempre próximos. Diria que se trata de um histórico pessoal, pois, de alguma forma, tive contato com eles também. Meu pai teve alguns amigos que eram ciganos. Estavam sempre próximos”.

Esta obra faz parte do projeto independente Existências- Resistências, em que Ferrari já retratou, em cerca de 15 anos de trajetória, a vida de comunidades como a dos curdos, palestinos, zapatistas e saarauís.Rogério tem viajado pelo mundo fotografando minorias que reivindicam causas relacionadas a direitos humanos e justiça social. 

Rogério Ferrari, baiano, fotojornalista formado em Antropologia, trabalhou até meados da década de 1980 para vários veículos jornalísticos, até decidir dedicar-se à fotografia de forma independente.
Sua excelente palestra discorreu sobre o significado da imagem, ou o poder dela "frente a uma torrente de imagens". 


                                                                                                                                    "Um álbum fotográfico como esse é razoavelmente difícil de realizar e publicar no mercado brasileiro. Ferrari nunca se intimidou com nada, muito menos com isso. A boa notícia é que lá fora uma editora francesa já o descobriu e começou a colocar vários de seus títulos nas livrarias de Paris."


ABAIXO,ALGUMAS FOTOS DO LIVRO:











BLOG DE ROGÉRIO FERRARI ONDE SE PODE ENCOMENDAR 
O LIVRO: http://rogerioferrari.wordpress.com/


2 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Querida, as fotos são belíssimas e o livro deve ser estupendo.

bjs nossos.

zerafim - contos de um anjo disse...

Um dos trabalhos fotográficos mais sérios sobre os calóns. estão de parabéns, temos de ter um rosto.

rromí zerafim