A jovem orquestra representa uma esperança para os ciganos pobres da Bulgária.
DR
CULTURA/EUROPA -
Artigo publicado em 18 de Julho de 2011 - Atualizado em 18 de Julho de 2011
São quinze adolescentes de um bairro pobre da pequena cidade de Sliven, no leste da Bulgária, que formam o grupo "Ghetto Espoir" (Gueto Esperança, em tradução livre), nome do bairro miserável em que cresceram, em meio ao analfabetismo e a criminalidade. O nome não poderia ter sido melhor escolhido: Gueto Esperança. E esperança é certamente o sentimento que levou o maestro búlgaro Anguel Titchaliev, antigo trompetista militar, a reunir um grupo de jovens ciganos para livrá-los da marginalidade, através da música. "Karandila Junior", primeiro nome do grupo, foi formado em 2007, com filhos e netos de músicos ciganos do bairro paupérrimo de Nadejda (Esperança), que tem 20 mil habitantes.
Em janeiro deste ano, eles gravaram seu primeiro disco, Ghetto Esperança, que despertou o interesse de diversos produtores europeus interessados por suas apresentações. Os jovens músicos devem partir em excursão por diversos países do Velho Mundo.
O repertório da orquestra é formado por canções ciganas entremeadas de elementos do folclore búlgaro e turco, além de músicas de jazz e reggae. As rádios do país tocam seus sucessos o dia inteiro e os adolescentes subiram em um palco internacional pela primeira vez em 2009, no festival Balkan Fever, em Viena.
Um comentário:
Nessas horas eu gostaria de ter uma varinha mágica para trazê-los...sonhos, quem sabe um dia. Por enquanto muitos sucessos e que essa excelente idéia possa realmente servir para uma melhoria em suas vidas e mais orgulho aos rhom de todas os clãs.
5 bjs e obrigada por essa boa notícia.
Postar um comentário